quarta 12 Dez. 2018
  • Aumentar Tamanho de Letra id=
  • Tamanho de Letra Normal
  • Diminuir Tamanho de Letra
Topo

Destaque 5

Território

Destaque 3

Destaque 2

Exportação

 

Rodolfo Queirós é o novo Presidente da

Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior

Rodolfo Queirós é o novo presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), sucedendo a João Carvalho, que ocupava o cargo desde 2011. O novo dirigente, que era até agora Diretor Técnico daquele organismo e Coordenador da Câmara de Provadores, foi eleito na passada Sexta-feira. A tomada de posse está agendada para a manhã da próxima Sexta-feira.

Natural de Marco de Canavezes, Rodolfo Queirós trabalha na Comissão Vitivinícola desde Junho de 1999, sendo licenciado em Engenharia Agrícola pela Escola Superior Agrária de Viseu, com uma pós-graduação em Marketing de Vinhos pela Escola Superior Agrária de Ponte de Lima. É também detentor do Nível 3 do Wine & Spirit Education Trust (WSET). Recentemente, tornou-se formador no Curso de Escanção (Atlas do Mundo dos Vinhos) no Turismo de Portugal.

 

 A Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), vai realizar até outubro, pela primeira vez, cinco ações de promoção de vinhos em igual número de cidades espanholas: em Madrid, Salamanca, Barcelona, Baiona e Valência.

As ações são dirigidas “a gente que trabalha no setor” como   escanções, compradores ou donos de restaurantes.

A primeira iniciativa será realizada na sexta-  feira, em Madrid,   seguindo-se Salamanca (na segunda-feira), Barcelona (no dia 2 de   outubro), Baiona (dia 15) e Valência (dia 23).

  Nesta iniciativa estarão presentes os seguintes produtores:

  - 2.5 Vinhos de Belmonte

  - CARM

  - Quinta dos Currais

  - Quinta das Senhoras

  - Quinta dos Termos

 Apesar de se reconhecer que Espanha é o maior produtor do  mundo   de vinhos, hoje em dia, há uma apetência, sempre, por coisas   diferentes. A região da Beira Interior possui as castas Síria e Fonte   Cal, que não existem em Espanha, o que pode constituir “um fator   diferenciador” para a aquisição de vinho pelos espanhóis. Por outro   lado os vinhos portugueses são mais baratos do que aqueles que são   comercializados em Espanha. Portugal também recebe muitos turistas espanhóis que adquirem e divulgam os vinhos nacionais naquele país.

Até finais de novembro, a CVRBI vai participar em mais duas ações no estrangeiro, uma no Brasil e outra na Suíça, e em três nacionais, duas em Lisboa e uma em Pinhel, no distrito da Guarda, com mais uma edição do Salão Beira Interior – Vinhos e Sabores.

A divulgação dos vinhos da Beira Interior no estrangeiro tem contribuído para o aumento das exportações, nomeadamente de vinhos biológicos, para mercados como Noruega, Suécia, Canadá, Estados Unidos da América e Japão.

ha beira no porto

DESCUBRA OS VINHOS DA BEIRA INTERIOR 


A CVRBI tem o prazer de o convidar para o Há Beira no Porto, que vai dar a conhecer os vinhos da Beira Interior na cidade do Porto.


Nos dias 15 e 16 de junho, das 15:00 às 21:00, esperamos por si no Espaço Nobre do Museu da Santa Casa da Misericórdia, onde pode provar
mais de 120 vinhos de 10 produtores, entre outras especialidades da região.


Produtores Presentes: 
Quinta dos Currais
Santa Casa do Fundão
Vinhos Almeida Garrett
Bonjardim
Quinta dos Termos
Adega de Pinhel
Beira Serra Vinhos
Aromas do Mondego
Adega do Fundão
CARM

Chegue-se à nossa beira. Venha brindar aos Vinhos da Beira Interior.

A 13ª Edição dos Premios Vinduero-Vindouro foi muito positiva para os vinhos da Beira Interior, que arrecadaram 8 medalhas de Ouro e 5 de Prata neste importante concurso Ibérico de vinhos e que teve em prova, mais de 500 vinhos de 75 Denominações de Origem de Espanha e Portugal.


O Júri foi presidido por Isabel Mijares uma reputadíssima figura do vinho em Espanha e onde estiveram presentes 31 Provadores de ambos os Países.


A presente edição, teve a particularidade de 60% de Júri ser constituído por mulheres o que mostra a influencia crescente que têm no mundo dos vinhos. Como forma a reconhecer esta importância, serão outorgados os correspondentes prémios “em feminino” tendo em conta somente as votações das provadoras participantes no comité de prova 2017. Esta lista será publicada no próximo dia 5 de setembro.

Medalha

Vinho

Produtor

Cor

Ano

Ouro

Aforista Escolha

Daniel António de Albuquerque Cavaleiro Saraiva

Branco

2015

Ouro

Pombo Bravo Síria

Casa Agrícola Cova da Raposa

Branco

2016

Ouro

Casas Altas Riesling

José Madeira Afonso (Casas Altas)

Branco

2015

Ouro

Pombo Bravo

Casa Agrícola Cova da Raposa

Rosado

2016

Ouro

Fora de Jogo

Cooperativa Agrícola Beira Serra

Tinto

2013

Ouro

Vale de Esgueva Seleção

Cobelcos – Vinhos e Turismo

Tinto

2015

Ouro

Convento de Aguiar Reserva

Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo

Tinto

2012

Ouro

Vale de Esgueva Reserva “Vinhas Velhas”

Cobelcos – Vinhos e Turismo

Tinto

2015

Prata

Casas Altas Verdelho

José Madeira Afonso (Casas Altas)

Branco

2015

Prata

Quinta do Ministro

Aromas do Mondego – Qta S. Lourenço

Branco

2016

Prata

Aforista Reserva

Daniel António de Albuquerque Cavaleiro Saraiva

Tinto

2013

Prata

Quinta dos Termos Seleção

Quinta dos Termos

Tinto

2014

Prata

Castelo Rodrigo Touriga Nacional

Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo

Tinto

2013

Estes prémios, são um alento para todos os que acreditam nos vinhos da Beira Interior, e evidenciam a sua qualidade, cada vez mais reconhecida dentro e fora de Portugal.


Clique aqui para Informação Edafoclimática