quinta 23 Nov. 2017
  • Aumentar Tamanho de Letra id=
  • Tamanho de Letra Normal
  • Diminuir Tamanho de Letra
Topo

Destaque 5

Território

Destaque 3

Destaque 2

Exportação

Beira Interior: Rota vai divulgar vinhos

Rota dos VinhosA Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI) anunciou hoje que está a preparar o lançamento de uma rota para promover os vinhos produzidos e dinamizar a economia da região.

"Neste momento, estamos a dimensionar a rota do vinho que queremos fazer para avançarmos muito rapidamente para a sua concretização", disse à agência Lusa João Carvalho, presidente da direção da CVRBI, que abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Cova da Beira e Pinhel.

O responsável falava à margem de um seminário denominado ‘Turismo, Vinhos e Sabores’, promovido pela Associação Empresarial da Região da Guarda – NERGA e que juntou mais de uma centena de participantes na Guarda.

A futura Rota de vinhos da Beira Interior será semelhante ao projeto da Rota dos Vinhos Verdes e deverá englobar "adegas, quintas, hotéis e restaurantes" da região. A sua criação assume particular importância na divulgação dos vinhos da zona, uma vez que estes ainda não estão, segundo João Carvalho, devidamente reconhecidos no mercado.

O presidente explicou que o percurso resultará de uma parceria entre produtores e outros agentes locais que ofereçam produtos complementares aos turistas que procurem ofertas relacionadas com vinhos, gastronomia e património, no âmbito do mercado do enoturismo.

João Carvalho adiantou que farão parte da futura rota os municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Almeida, Guarda, Celorico da Beira, Sabugal, Covilhã, Fundão, Penamacor, Belmonte e Castelo Branco.

Alguns dos concelhos, "não tendo produção de vinho, têm algo estratégico que deve estar na rota, como monumentos ou hotéis".

 

 

Clique aqui para Informação Edafoclimática